Toxina botulínica A é um dos métodos mais procurados para amenizar a aparência das rugas dinâmicas, aquelas que são aparentes quando há atividade muscular do rosto
As novidades nos tratamentos que buscam o rejuvenescimento da pele não param de crescer. Anualmente, surgem aparelhos modernos, técnicas inovadoras e produtos milagrosos. Mesmo diante de tanta tecnologia, as injeções de toxina botulínica A ainda são as mais procuradas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, em 2011, 43% dos procedimentos para tratar rugas foram realizados por meio da injeção da toxina botulínica A – o restante é o equivalente a outros cinco métodos. O sucesso não é atribuído à toa. De acordo com muitos especialistas, o procedimento é único, já que ele atua no músculo e, dessa forma, ameniza os efeitos das rugas dinâmicas. A dermatologista explica que o produto pode ser utilizado para minimizar as linhas de expressão faciais (área dos olhos, pé de galinha) e rugas da testa.
Uma cliente, se submeteu ao tratamento recentemente. “Queria apenas diminuir o efeito negativo das rugas ao redor dos olhos e o resultado trouxe um imenso benefício: acendeu a minha autoestima! Com a correria do dia a dia, muitas vezes não nos damos conta do quanto cuidar da nossa aparência faz a diferença para o nosso ego. Mesmo com uma mudança sutil, recebi inúmeros elogios de amigos e familiares”.
O cirurgião plástico apenas alerta para alguns cuidados antes da aplicação. “O especialista deve realizar uma anamnese (entrevista) sobre doenças neurológicas e uma avaliação muito detalhada dos grupos musculares da face da paciente para detectar assimetrias prévias antes da utilização da toxina”, diz. Gestantes e mulheres que estão amamentando não podem se submeter ao tratamento.