É inevitável que, pela lei da natureza, o corpo passe por transformações ao longo da vida. O rosto é um dos locais com mudanças mais aparentes. Com o avanço da idade, os sinais de jovialidade dão lugar a um aspecto envelhecido, com linhas de expressão, rugas e pés de galinhas.
Essas mudanças acontecem devido à perda progressiva dos tecidos de sustentação da pele ( gordura, músculos e colágeno) .Como resultado, aparecem a flacidez, a perda de firmeza e dos contornos faciais, a alteração na textura da pele e o aprofundamento de rugas e sulcos”
Teoria do triângulo facial
No processo de envelhecimento usamos a teoria do triângulo facial. Em faces mais jovens é possível identificar a forma de um triângulo com a base voltada para cima , com contornos e volumes acentuados (maçã do rosto bem definida, sobrancelhas arqueadas, lábios cheios, entre outros). Já em uma pessoa mais velha, essa mesma forma é visualizada com a base voltada para baixo, isso porque os volumes e contornos enfraquecem, dando a impressão de rosto mais caído.
Além do fator cronológico alertamos que alguns outros motivos contribuem para o envelhecimento da face, como o tabagismo, a exposição exagerada ao sol e o estresse. Alguns fatores de envelhecimento todos conseguem modificar, mas o cronológico não. E por isso devemos lançar mão de procedimentos estéticos
A solução– Preenchimento facial é uma das saídas para quem procura disfarçar os sinais de envelhecimento no rosto. O ideal é não esperar os efeitos ficarem intensos, mas sim pensar no conceito de prevenção ou correção leve das imperfeições. Isso é mais eficaz e evita cirurgias extensas e exageradas, o que deixa o rosto quase irreconhecível. “Assim, os procedimentos médicos estéticos são menos agressivos, menos demorados e mais sutis, preservando as características da aparência individual”.
Para ter os sinais de jovialidade de volta, os métodos seguem a teoria dos 3 R’s de rejuvenescimento facial: relaxar a musculatura, repor o volume e redefinir o contorno facial. A toxina botulínica ajuda no primeiro item e os preenchedores, nos dois últimos.
PREENCHIMENTO COM ÁCIDO HIALURÔNICO
O preenchimento com ácido hialurônico mais denso, quando injetado perto do músculo, abaixo da pele proporciona rejuvenescimento da face.
E quando associado aos tratamentos para melhorar a textura da pele o resultado torna-se superior. Pode ser utilizado para devolver volume facial e provocar um efeito lifting de toda face.
Para os lábios, o ácido hialurônico refinado com toda sua suavidade e delicadeza como um fino pincel pode recuperar o contorno e parte de seu volume. Não cabe no preenchimento nenhum exagero. Preencher é uma arte das mais difíceis na dermatologia. A linha entre o bom efeito e o efeito artificial é tênue. O efeito sutil do preenchimento é o segredo da beleza deste procedimento.
Os preenchimentos com ácido hialurônico removem rugas, realçam o contorno facial, criam lábios mais cheios, e rejuvenescem a pele.
Os tratamentos são customizados para suas necessidades e os resultados podem ser vistos imediatamente. O ácido hialurônico é um produto natural e não afeta a expressão ou movimentos faciais. Mais de milhões de tratamentos foram feitos com ácido hialurônico no mundo.
Trata-se de um gel transparente que é injetado na pele em pequenas quantidades para restaurar seu volume e estrutura. O ácido hialurônico é de origem não animal, não havendo necessidade de testes de pele uma vez que há um risco mínimo de reações alérgicas ou de hipersensibilidade.
PREENCHIMENTO DE RUGAS: No caso das rugas dinâmicas a melhor indicação é aplicação de complexo de neurotoxina, medicação que age nos músculos diminuindo a movimentação muscular. Já a prevenção é necessário evitar movimentos repetitivos e expressões faciais que provoquem a movimentação dos músculos em questão.
Benefícios do ácido hialurônico nos tratamentos de beleza
Os resultados do tratamento são duradouros sem serem permanentes, dando a liberdade de escolha em manter o procedimento ou não. O tratamento dura geralmente de 6 a 12 meses. Foi demonstrado recentemente que com 1 retoque o efeito pode durar até 12 meses de acordo com estudos clínicos. Para manter o resultado nos lábios, um retoque é geralmente necessário em 6 meses.
Efeitos adversos e contraindicações
Antes de tudo, é fundamental que a intervenção estética seja feita com um profissional competente. Gestantes, mulheres em fase de amamentação e pacientes com alergia aos componentes do preenchedor, portadores de doenças autoimunes ou com lesão na região da pele onde o produto será aplicado devem evitar os procedimentos.
É comum que logo após a intervenção a região fique vermelha, inchada ou roxa no local da injeção. Esses sintomas desaparecem depois de algumas horas. Já os cuidados após a intervenção são simples: não tomar sol e usar protetor solar diariamente.