Homens e mulheres adotam hábitos de beleza com estímulo do parceiro.
Depois de seu casamento, em setembro de 2014, Tatiane Marcondes, encarregada de contas a pagar, passou a ter mais tempo para cuidar de sua beleza. O motivo? Seu marido, Henrique Evangelista, a incentiva e, mais do que isso, cuida dos afazeres da casa quando ela vai ao salão de beleza. “Sempre que saio para fazer as unhas é ele quem cuida de tudo, ou seja, meu marido recolhe os lixos, tira a roupa do varal, lava o banheiro, limpa o fogão e passa pano na casa. Depois, eu chego e faço almoço e ele ainda fica encarregado de limpar a cozinha”, afirma Tatiane.
Mas não é só isso. Seu marido tem a incumbência de lavar a louça todos os dias. “Essa gentileza partiu dele, pois sabe que pode estragar as minhas unhas”, explica Tatiana. Para ela, o incentivo a cuidar da beleza vem do reconhecimento e do cuidado. Henrique sempre percebe quando ela faz as sobrancelhas, muda o comprimento e a cor da unha, corta ou hidrata o cabelo.
“Essa parceria e esse incentivo são importantes para a relação. Isso porque meu marido demonstra toda a atenção que tem comigo. Também é uma forma de ele demonstrar que me admira”, orgulha-se ela, que passou 30 anos roendo unhas e, atualmente, tem o cuidado de fazê-las todas as semanas, decorá-las e hidratar as mãos. Tatiane ainda tem tempo para fazer hidratação capilar para seus cachos ficarem definidos e lindos.
Autoestima masculina
Quem pensa que somente as mulheres precisam desse incentivo para se cuidar mais, engana-se. Uma prova disso é Renato Rocha, comerciante. Casado há três anos, ele passou a se importar mais com a aparência e com seu estilo de vida, graças ao apoio de sua esposa. “Sempre fui vaidoso, mas depois do casamento, passei a cuidar mais de mim. Minha mulher sempre compra um sabonete específico para meu tipo de pele, que é oleosa, me apresentou cosméticos para cuidar da cútis e, além disso, me incentiva a comprar roupas modernas que combinam com meu estilo”, afirma Renato.
Segundo ele, o fato de sua esposa se cuidar também é uma forma de estimulá-lo a estar sempre bem consigo mesmo. “Além disso, mudamos os nossos hábitos há cerca de oito meses. Paramos de fumar, começamos a fazer exercícios físicos e cuidamos melhor da alimentação. O resultado foi uma vida mais saudável, nossa autoestima melhor e um companheirismo ainda mais forte em nossa relação. Quando um incentiva o outro a se cuidar, demonstra amor e carinho, e isso, nos fortalece ainda mais”, finaliza Rocha.