A conquista da terceira dimensão: o rejuvenescimento em 3D
Quando uma representação gráfica extrapola a altura e a largura e ganha uma terceira dimensão, a profundidade, estamos diante de uma imagem em 3D.
O conceito tridimensional fascina os apaixonados por tecnologia e efeitos. Filmes, imagens, fotografias, projetos de arquitetura e exames radiológicos já utilizam essa tecnologia. Agora, o tratamento dermatológico também usa o 3D.
Mas como podemos imaginar um tratamento dermatológico em três dimensões? Enganou-se quem respondeu: uso de Lasers ou de altas tecnologias com luzes. O tratamento dermatológico em 3D preocupa-se com a melhoria do plano profundo de nossa pele, ou melhor, dos relevos, dos contornos e de todas as estruturas que a pele recobre. A pele é um envelope que recobre e tem capacidade de se moldar no que esta abaixo dela.
O uso de preenchedores faciais é um tratamento dermatológico que se preocupa em devolver um volume perdido. Com o envelhecimento cronológico, com o passar dos anos, algumas partes de nosso corpo vao perdendo “recheio”. Perdemos volume em alguns locais e ganhamos em outros.
Na face, os lábios antes carnudos e bem contornados se tornam finos, murchos e com contornos retificados. As bochechas perdem também o aspecto arredondado, formam-se sulcos mais profundos logo abaixo das pálpebras inferiores. As mãos entregam a idade.
Até pouco tempo atrás, os tratamentos eram direcionados para textura e superfície das costas das mãos. Eliminavam-se as manchas ,as rugas finas mas algo faltava. É o volume. Mesmo sem nenhuma mancha, se houver uma aparência ressaltada das veias, dos tendões e das cabeças ósseas, não será a mão dos sonhos. Novamente o que falta é o tratamento da profundidade.
O preenchimento com ácido hialurônico de volume, mais denso entre os tendões e recheando a porção abaixo da pele “escondendo” as veias rejuvenesce muito.Associado aos tratamentos para textura esta mão não entregará mais ninguém.
Para as bochechas a própria gordura pode ser utilizada para devolver seu volume e provocar um efeito lifting de toda face. Uma excelente opção à gordura é o mesmo ácido hialurônico denso, com a vantagem de uma aplicação durar entre18 meses.
Para os lábios, o ácido hialurônico refinado com toda sua suavidade e delicadeza de um fino pincel pode recuperar o contorno e parte de seu volume. Não cabe no preenchimento nenhum exagero.
Preencher é uma arte das mais difíceis na dermatologia. A linha entre o bom efeito e o efeito artificial é tênue. O efeito sutil do preenchimento é o segredo da beleza deste procedimento.
E os ganhos? Vamos restringir nosso raciocínio para face. A papada abaixo do queixo, as “bolinhas” que dão o efeito buldogue no contorno inferior do rosto, são acúmulos associados ao relaxamento natural das bolsas e dos músculos que sustentam a gordura em seus devidos locais. A retirada desta gordura, os tratamentos para devolver a firmeza tanto da pele como das estruturas mais profundas através de cremes ou laser infravermelhos devolvem parcialmente o contorno jovem e removendo o aspecto “caído” da face.